4 de março de 2012

TROVA # 3

MEU AVÔ E AS ESTRELAS MUSICAIS DE WILLIE NELSON*

            Se o interfone de casa tocasse no início da noite no meio de uma semana qualquer e minha mãe atendesse o mesmo com uma felicidade do tamanho de um bonde, a certeza era absoluta: meu avô Adhemar resolvera fazer um happy hour lá em casa depois do expediente no trabalho, para total felicidade da gente.

            Lembro-me daquela noite como se fosse anteontem. Meu avô tinha o hábito de trabalhar ouvindo música (acho que temos isso no DNA) e tinha ouvido uma gravação desconhecida de “All Of Me”, um dos maiores standards da música norte-americana – coincidência, tinha sido composta por Gerald Marks e Seymour Simons em 1931, ano em que ele nasceu. A curiosidade do seu Adhemar foi tanta, que ele ligou para a rádio Antena 1 (inexistente no Rio de Janeiro nos dias de hoje) para tentar descobrir quem tinha gravado aquela versão que ele tinha ouvido e que lhe tinha cativado tanto. 

               Louis Armstrong? Ella Fitzgerald? Frank Sinatra? Nenhuma das alternativas! A voz que meu avô tanto queria descobrir era a de Willie Nelson, um dos maiores nomes do country dos EUA. Eu tinha 14 anos de idade e devo confessar que descobrir Willie através do entusiasmo de meu saudoso avô foi uma das pequenas revoluções que ocorreram na minha vida de amante de sons e versos desde então.

           Confesso que, na época, fiquei um tanto surpreso do Seu Adhemar ter se interessado por um estilo musical tão diferente do que ele e minha avó Magaly costumavam ouvir em casa (standards norte-americanos, trilhas sonoras de filmes, música clássica, samba, MPB, etc. etc. etc.). Por outro lado, o álbum Stardust, lançado por Willie Nelson em 1978 não deixa de fugir desta tradição.

            Um pouco mais sobre este disco... Willie conseguiu uma proeza para os artistas do country norte-americano para a época: dialogar com gêneros musicais que seriam antíteses do próprio tipo de música que o consagrou. Sim, em Stardust, encontramos gravações que vão do country ao pop e com boas pitadas de jazz e folk music. A firme decisão de Willie fez com que ele pagasse um preço um pouco alto: o desprezo dos altos executivos da Columbia foi um deles; a alcunha de um traidor da tradição musical norte-americana foi outra.

            São dez as faixas que fizeram de Stardust um grande sucesso (o disco permaneceu por 10 anos ininterruptos no Top Country Albums da Revista Billboard, para não citar outros feitos!). Willie as selecionou seguindo sua memória afetiva e não fez nenhuma escolha duvidosa ou que destoasse do conjunto de sua obra. Aí vai o tracklist, que foi gravado em apenas NOVE dias (entre os dias 3 e 12/12/1977):

1.      Stardust (Hoagy Carmichael, Mitchell Parish)

2.      Georgia On My Mind (Hoagy Carmichael, Stuart Gorrell)

3.      Blue Skies (Irving Berlin)

4.      All Of Me (Seymour Simons, Gerald Marks)

5.      Unchained Melody (Alex North, Hy Zaret)

6.      September Song (Kurt Weill, Maxwell Anderson)

7.      On The Sunny Side Of The Street (Jimmy McHugh, Dorothy Fields)

8.      Moonlight In Vermont (Karl Suessdorf, John Blackburn)

9.      Don’t Get Around Much Anymore (Duke Ellington, Bob Russell)

10.  Someone To Watch Over Me (George Gershwin, Ira Gershwin)

11.  Scarlet Ribbons (Evelyn Danzig, Jack Segal) (Bonus Track)

12.  I Can See Clearly Now (Johnny Nash) (Bonus Track)

De fato, Willie fez um album country com um repertório que resgata o que existe de melhor na tradição da canção popular norte-americana. Reuniu compositores de talento indiscutível como Kurt Weill, Duke Ellington, os irmãos Gershwin, Hoagy Carmichael e outros. Todas estas canções fizeram parte das memórias infantis do próprio artista, que cantava estes clássicos ao lado de sua irmã, a cantora e pianista Bobbie Nelson.

A resposta da crítica especializada e do público foi bastante animadora. Singles deste álbum garantiram locais de destaque nas paradas de sucesso da Billboard e fez de Willie Nelson um dos artistas mais respeitados em todo o mundo. Vários foram os prêmios e as reedições de luxo que este disco recebeu. A única versão deste disco que eu lamento que meu avô não tenha ouvido, foi uma reedição que foi lançada em 1999 e que apenas descobri recentemente. Nela, há duas faixas bônus que eu acredito que ele teria adorado: “Scarlet Ribbons” e o megahit “I Can See Clearly Now”...

Se o Sr. Adhemar ainda estivesse diante de nosso convívio diário, ele continuaria a ouvir Stardust sempre que pudesse (ele adorava ouvir este disco aos domingos, geralmente no horário do almoço, em um momento "família reunida"). Como ele está impossibilitado de curtir as melodias das estrelas musicais que Willie interpretou tão belamente, eu passei a fazer isto por ele. Por admiração, por carinho, pela saudade de um ser que hoje está tão distante e (principalmente!!!) pela consagração de um disco que, certamente, mudou as nossas percepções e (por quê não dizer?) as nossas vidas... 

Ouçam este clássico de Willie Nelson e entendam o que estou escrevendo aqui. As melodias das estrelas não irão te decepcionar!!!

* Este post foi escrito enquanto ouvíamos Stardust, de Willie Nelson, é claro!!!! Para que você possa entender este post um pouco melhor, "ouça o vídeo e veja a música"! rsrs