24 de dezembro de 2012

TROVA # 15


O NATAL SEGUNDO JOHN LENNON


John & Yoko: o casal mais controverso do Rock 'n' Roll
          Natal: tempo de celebrar a vida, de presentes, de muita comida e bebida, de encontros e reencontros, de lugares repletos de gente, de amor e também de hipocrisia (vamos ter o pé no chão, né?). Há anos que deixei de ter aquele sentimento de que o Natal era uma época mágica e tão esperada por mim. Porém, sempre procuro ouvir uma trilha sonora que me deixe mais leve no decorrer desta época do ano.

          De todos os artistas que eu ouço, nenhum é mais simbólico para mim nesta época do ano do que John Lennon. Primeiro porque a primeira vez que eu tive contato com a sua obra foi num fatídico mês de dezembro de 1993; Segundo, porque Lennon teve a infelicidade de ser morto no mês de dezembro de 1980; Terceiro, e mais importante de tudo, porque foi Lennon quem melhor soube traduzir este espírito natalino para os dias de hoje. Sem consumismo, sem excessos, sem falsidade, com um olhar de retrospecto aos anos que chegam e se vão.

          Para a música de John Lennon, todos eram iguais: não importa a sua cor, origem social, idade. Todos fazem parte de um mundo completamente errado e que precisa modificar sua essência. Não me refiro apenas às guerras, refiro-me ao preconceito, ao medo que as pessoas demonstram em aceitar e acreditar naquilo que é novo e uma série de outras coisas. Há uma série de guerras armadas, como também há uma série de conflitos ideológicos, de princípios, de uma ode generalizada ao desrespeito.

          Quando saio em busca das mensagens e dos acordes de Lennon, penso em como foi difícil para ele celebrar a vida diante de tantas infelicidades que a própria lhe deu: uma família desestruturada – Alf e Julia Lennon, pais do astro, viviam entre idas e vidas e simplesmente colocaram o pequeno John de lado –, um primeiro casamento fracassado com Cynthia, as turbulências com os Fab Four e as instabilidades em seu segundo casamento – este, ao lado de Yoko Ono. Acredito que John levou muito tempo para acreditar na tal “magia do Natal” e desejar votos desta tal de felicidade que ele demorou anos para conhecer a todas as pessoas que ouvem a sua música.

          Por isto, é com o “espírito natalino” regado a John Lennon que eu desejo mais um Feliz Natal para os que passam por aqui e leem o que temos a dizer. E que os dias que estão por vir sejam melhores para todos, tal qual diz a canção...


Até breve,

Vinil

  
Happy Xmas (War Is Over)
John Lennon

So this is Christmas
And what have you done
Another year over
And new one just begun
And so this is Christmas
I hope you have fun
The near and the dear one
The older and the young


A very merry Christmas
And a happy new year
Let's hope it's a good one
Without any fear
And so this is Christmas (war is over...)
For weak and for strong (...if you want it)
The rich and the poor one
The world is so wrong


And so happy Christmas
For black and for white
For the yellow and red one
Let's stop all the fight
A very merry Christmas
And a happy new year
Let’s hope it's a good one
Without any fear


And so this is Christmas
And what have we done
Another year over
And new one just begun...
And so happy Christmas
We hope you have fun
The near and the dear one
The older and the young


A very merry Christmas
And a happy new year
Let's hope it's a good one
Without any fear
War is over
If you want it
War is over
Now