DAVID BOWIE – LET’S DANCE (1983)
“I know
when to go out
I know when to stay in
And get things done”
(“Modern Love” – David Bowie, 1983)
I know when to stay in
And get things done”
(“Modern Love” – David Bowie, 1983)
1983
foi, definitivamente, o ano em que David Bowie brilhou como poucos no
mundo da música neste planeta. O camaleão não gravava um álbum de inéditas há
cerca de três anos quando lançou um dos títulos mais importantes de sua
discografia: Let’s Dance.
Entre Scary Monsters (And Super Creeps) e este
clássico (que completou 30 anos de lançamento em 14 de abril de 2013), Bowie
esteve em recesso. Apesar de ter feito uma parceria incandescente com o Queen (“Under
Pressure”) e de ter gravado com o produtor e compositor (e um dos papas da
disco music) Giorgio Moroder (“Cat People”), todos
esperavam um grande passo do Mestre em direção aos holofotes no ano de 1983.
Para
que David Bowie estivesse pronto a fazer o seu grande retorno à cena, era
preciso entender as modificações que ocorriam na música Pop da época. O surgimento da MTV acelerou a popularização do
videoclipe; “Thriller”, de Michael Jackson, tinha tomado o planeta de assalto
no ano anterior e Madonna já tinha iniciado seu plano (bem-sucedido) de
conquista do universo pop com o lançamento de seu álbum de estreia, também de
1983. Além disto, o Rock tinha
definitivamente se tornado em um enorme espetáculo e dominava grandes arenas e
espetáculos. O camaleão velho de guerra deveria agir de forma precisa e
marcante para garantir seu espaço ao sol e não ficar para trás em relação aos
seus contemporâneos. E David Bowie fez isso com enorme brilhantismo…
Bowie no Festival de Cinema de Cannes de 1983 |
Primeiramente,
o visual e o som: a versão 1983 de David Bowie era indefectível: cabelos louros
platinados (como nunca estivera até então), ternos elegantes ao som de uma
música simples, dançante e com versos diretos para a fácil compreensão do
ouvinte; passo 2: seguir os conselhos dos colegas do Queen e assinar um
contrato de $17,5 m com a EMI, depois de anos gravando pela RCA; terceiro
passo: trocar seu fiel produtor (e escudeiro musical) Tony Visconti –
responsável pela produção de cinco trabalhos de Bowie até então – pelo renomado
Nile Rodgers para trabalhar em Let’s Dance.
Troca realizada, tudo estava pronto para que o astro desse início às gravações
das oito faixas do novo trabalho.
David Bowie e Nile Rodgers |
Rodgers
já era um dos nomes mais famosos do showbiz musical naquela época graças ao seu
trabalho à frente da banda Chic, na qual era guitarrista, produtor e compositor
ao lado de Bernard Edwards. Também produziu hits
de Diana Ross, Sister Sledge, Debbie Harry (Blondie) e Carly Simon. No entanto,
ao encontrar com David Bowie em uma boate de Nova York no início dos anos 1980,
o talento deste Midas do Pop foi
definitivamente posto à prova. Em pouco menos de 20 dias de gravação, Nile
conseguiu revirar as demos Folk do
camaleão de cabeça para baixo ao transformá-las em verdadeiros hinos dançantes.
Conforme
o esperado, a associação Bowie + Rodgers resultou no maior sucesso comercial do
astro inglês até hoje. A crítica especializada reconheceu Let’s Dance como um dos
melhores trabalhos do autor de “Space Oddity”. Já os fãs mais puristas acharam
o disco comercial demais, devido à sonoridade Pop (sem o mesmo experimentalismo de lançamentos anteriores) das
canções.
O
inesperado sucesso do álbum surpreendeu o próprio David Bowie. Afinal, este é
um dos poucos trabalhos nos quais o artista não tocou um instrumento musical
sequer no decorrer das gravações. Também é importante acrescentar que sete das
oito faixas do disco foram singles
(lados A e B) de relativo sucesso, o que é uma clara evidência do quanto o
público de Bowie se expandiu a partir deste lançamento. Ao contrário do que
muitos especialistas acreditavam, Let’s Dance é um
disco tão conceitual quanto The Rise and
Fall of Ziggy Stardust & The Spiders from Mars (1972), Diamond Dogs (1974), Station to Station (1976)
ou a trilogia berlinense Low – Heroes
– Lodger (1977-1979).
Por
outro lado, este foi o último momento no qual o camaleão conseguiu ter uma
sequência de álbuns reconhecidos por público e crítica – os sucessores Tonight (1984) e Never Let Me Down (1987)
não tiveram a mesma aclamação de momentos anteriores –, prova cabal de que a
crueldade artística da década de 1980 não poupou sequer o próprio David Bowie.
O
reencontro com o sucesso teve como resultado a Serious Moonlight World Tour, uma das turnês mais
bem-sucedidas de 1983. Por outro lado, Bowie confessou que a partir daquele
período teve um longo período de crise criativa. De qualquer maneira, Let’s Dance já tinha garantido ao seu autor um lugar
garantido entre os clássicos absolutos da década de 1980.
Let’s Dance –
Faixa a Faixa:
1)
“Modern
Love” (4:48) - Nesta faixa, Bowie já avisa logo de cara que sabe o momento
certo de sair, de ficar e de como conseguir o que quer. Uma das faixas mais
conhecidas do disco, era a canção escolhida para fechar os shows da Serious Moonlight
Tour.
2)
“China
Girl” (5:32) - Composta em 1976 por Bowie em parceria com Iggy Pop para o disco
The Idiot (1977), do amigo. O toque Pop dado pelo co-autor ao lado de Nile
Rodgers fez com que “China Girl” fosse um dos maiores hits do camaleão em todos os tempos…
Versão
de Iggy
|
Versão
de Bowie
|
3)
“Let’s Dance” (7:37)
- Aqui, vemos como David Bowie consegue conciliar uma aura cool distante (“Put on your red shoes and dance the blues”) e um
homem meramente sedutor (“If you should fall into my arms, tremble like a
flower”). O
clipe, dirigido pelo renomado diretor David Mallet, mostra um casal de indianos dançando ao som dos blues do camaleão em uma remota comunidade aborígene no interior da Austrália… A versão
original, de 7 minutos e 37 segundos oferece destaque para os sons titânicos da
bateria de Tony Thompson…
4) “Without
You” (3:08) - Balada romântica escrita em parceria com Audrey Auld, foi
lançada como single apenas na Holanda, Espanha e Japão. A impressão à primeira
audição é de que esta música saiu de um disco clássico do Roxy Music não apenas
pela sonoridade incomum, como também pelo fato de que os vocais de Bowie imitam
descaradamente o estilo cool de Bryan Ferry.
5)
“Ricochet”
(5:13) - De autoria do próprio Bowie, esta foi a única canção do disco que não
ganhou um single. Primeiro porque o resultado final desagradou o artista, que
deixou os arranjos nas mãos de Nile Rodgers. Porém, há registro de um vídeo
desta canção datado da época da Serious Moonlight Tour. Vale a pena ver o registro
por causa das imagens da época… E só!
6)
“Criminal
World” (4:24) - Cover da banda inglesa Metro, este é um dos exemplos mais
clássicos de como David Bowie e Nile Rodgers conseguiram arranjar esta canção
tão perfeitamente que soa como se fosse uma composição escrita pelo próprio
camaleão. Ouça as duas versões (a original é de 1977) e tire suas próprias
conclusões…
Versão
do Metro
|
Versão
de Bowie
|
7)
“Cat
People (Putting Out Fire)” (5:09) - Graças a um convite do diretor de cinema
Paul Schrader, David Bowie compôs a letra para o tema principal do filme Cat People, de 1981. A versão original
saiu na trilha sonora do filme e em um single pela MCA (gravadora de Moroder,
na época), em 1982. O camaleão tinha planos de utilizar a mesma versão gravada
para o filme em Let’s Dance,
porém, por questões contratuais, a autorização não foi concedida. Com isso,
Stevie Ray Vaughan, que tocou as guitarras na gravação original, foi convocado
novamente ao estúdio e regravou a canção ao lado de Bowie. Os fãs mais jovens
do astro, no entanto, se lembram de “Cat People” na trilha sonora de Bastardos Inglórios (2009), de Quentin
Tarantino…
Versão
1
|
Versão 2
|
Bowie ao lado do lendário guitarrista Stevie Ray Vaughan |
8)
“Shake
It” (3:49) - Faixa que encerra Let’s Dance, “Shake It” faz referências a Nova York
(cidade que já fora retratada pelo autor em outros de seus clássicos) e ao
espírito de celebração que permeia todo o disco. Uma versão estendida de 5
minutos e meio desta canção foi lançada como lado B do single China
Girl em maio de 1983. Especialistas apontam esta criação de Bowie como
precursora de parte do trabalho desenvolvido pelo U2 na década de 1990… Definitivamente, Ziggy
Stardust não foi único trabalho do camaleão que se tornou referência
para vários músicos das gerações seguintes…
Versão
original
|
Long version
|
Serious Moonlight
World Tour:
E, por fim,
confira o universo de Let’s Dance em cena
com a Serious Moonlight World
Tour:
Parte I
1. “Look Back In Anger” (1979)
2. “Heroes” (1977)
3. “What In The World” (1977)
4. “Golden Years” (1976)
5. “Fashion” (1980) / “Let’s Dance” (1983)
6. “Breaking Glass (1977)
7. “Life on Mars” (1971)
8. “Sorrow” (1973)
9. “Cat People (Putting Out Fire)” (1982)
10. “China Girl” (1983)
11. “Scary Monsters” (1980) / “Rebel Rebel” (1974)
12. “White Light, White Heat” (1973)
Parte II
13. “Station to Station” (1976)
14. “Cracked Actor” (1973)
15. “Ashes to Ashes” (1980)
16. “Space Oddity” (1969)
17. “Young Americans” (1975)
18. “Fame” (1975)
19. Modern Love [Encore]
New York City - Madison Square Garden, 27 de Julho de 1983 A primeira versão deste texto foi escrita para o site Pequenos Clássicos Perdidos! |
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