2 de julho de 2017

TROVA # 127

OS DESÍGNIOS TORTOS DE DEUS
(o Brasil está como está graças aos desígnios divinos ou está de vez nas mãos do demônio?)

Leopoldo Méndez (1948)

Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer

Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha

Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim

(...)

Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer "sim, sim"

Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim

Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair

Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim

Confia em mim
Brasil!
(Cazuza, George Israel & Nilo Romero)


         Fiquei mais de um mês sem poder escrever por causa de uma tendinite silenciosa que apareceu no meu pulso esquerdo. Não sentia dor, apenas um incômodo constante depois de fazer um exame de rotina. No entanto, fui obrigado a seguir as ordens do médico e ficar bem longe do computador tomava remédios e mais remédios para poder me recuperar logo.
         Enquanto “fiquei de molho” e distante do Blog, uma avalanche de acontecimentos fizeram da política brasileira um mar de lama jamais visto em tempos. Como a escrita é uma maneira de expor não apenas os pensamentos, mas também de externar todo o nojo que sentimos dessa pândega na qual Brasília se tornou. Ou até uma maneira de encontrar um remédio ou um alento para o horror do noticiário...

*

Os executivos da JBS – um dos maiores conglomerados do Brasil – fizeram um acordo de delação premiada denunciando Michel Temer, Aécio Neves (uma versão de Carlos Lacerda do século XXI) e Rodrigo Rocha Loures (deputado e homem de confiança do Presidente da República) por crimes de corrupção. A hecatombe era evidente: ninguém no universo político, nem por parte do GAFE (Globo, Abril, Folha e Estadão) esperava por tamanha revelação dos bastidores do governo.
         A indignação de muitos brasileiros e do próprio GAFE, estupefato por ter recebido esta bomba inesperada em mãos, foi instantânea. O “digníssimo” Presidente da República negou a veracidade dos crimes, enquanto Aécio Neves viu, em questão de dias, seu mandato suspenso, sua irmã e seu primos atrás das grades. No entanto, os parcos resultados de que justiça seria feita e a promessa de que apelariam para a Suprema Corte nacional em busca de proteção era evidente. No final de junho, a chapa Dilma-Temer, acusada de abuso eleitoral (e com provas robustas de irregularidades) foi absolvida em um espetáculo de hipocrisia no Tribunal Superior Eleitoral; A família de Aécio Neves ficou livre da cadeia e o golpista-mor pode retomar o exercício de seu trabalho no Senado; Já Rocha Loures, mais conhecido como o “Deputado da Mala” foi libertado para cumprir seu cárcere em domicílio.
         Diante do que aí está, só há uma conclusão a ser feita: o crime compensa, principalmente se você tem bons contatos no Poder Judiciário! Detalhe sórdido: a maioria das pessoas não se indignam contra as provas robustas contra estes criminosas, mas estão prontas para entrar em pé de guerra com quem quer que seja quanto o assunto está relacionado às convicções de o Ex-Presidente Lula teria um apartamento no Guarujá que foi fruto de propina...


*

         Enquanto o Governo Federal tenta de tudo para se manter impune às tempestades, São Paulo e Rio de Janeiro, as duas principais cidades do país, padecem nas mãos de seus governos locais. Em uma única noite, Sampa teve o esfacelamento de um de seus maiores eventos culturais: a Virada Cultural, foi descentralizada e levada para pontos remotos da cidade, gerando uma quantidade ínfima de público. Enquanto isso, uma das ações policiais mais desastrosas atuou na Cracolândia e fez com que aquele enorme centro de consumo de drogas a céu aberto fosse fragmentado e expandido para outros pontos da cidade. Enquanto a Marcha para Jesus levou milhares de fiéis acendiam uma vela para Deus e outra para o Diabo, ao pedirem a proteção de Michel Temer e suas reformas, a Parada do Orgulho LGBT carregou outros milhares pedindo por direito e por respeito.
         A Cidade Maravilhosa, por sua vez, padece nas mãos de um Prefeito saído da bancada evangélica do Congresso Nacional. Dentre os casos de nepotismo e de favorecimento às instituições evangélicas (quem precisa de financiamento para um filme sobre o Bispo Edir Macedo, gente?!), Marcelo Crivella anunciou cortes no financiamento público do Carnaval do Rio de Janeiro, para desespero da Liga das Escolas de Samba, que apoiou o ex-Senador em sua campanha eleitoral. A decisão foi tomada com a desculpa da necessidade de um “corte de gastos” quando, na verdade, há uma revisão de prioridades da Prefeitura do Rio: investir no marketing pessoal do chefe do Poder Executivo local em prol das “manifestações do demônio”. A consequência direta é o provável cancelamento dos Desfiles da Sapucaí em 2018.
         Diante do que aí está, só há uma pergunta a ser feita: valeu mesmo a pena para o eleitorado das duas maiores cidades do Brasil eleger políticos que não dizem políticos? Ter raposas em peles de cordeiro fazendo tudo do bom e do melhor para o empresariado e para as oligarquias religiosas como protesto aos candidatos do PT na chefia do executivo local é o preço pelo qual todos nós teremos de pagar?

*


         Por fim, a declaração mais estapafúrdia do digníssimo Presidente nestes últimos tempos foi a de que desconhecia os desígnios de Deus e não sabia como tinha ido parar na cadeira mais importante da nação brasileira. Apesar da piada pronta e do mundo inteiro saber que Temer só foi parar onde parou por causa da eficiência de um golpe parlamentar, creio que, se Nosso Senhor possui misericórdia do povo brasileiro, ele não permitiria que fôssemos castigados com tanta desfaçatez diante dos crimes políticos cometidos aqui. Ou os desígnios de Deus são tortos demais para nossa vã inteligência ou o demônio finalmente chegou ao comando dos rumos desta triste nação para dar cabo do “grande acordo nacional”...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!