Itamar Esclarecido
(ou o Amor segundo Itamar Assumpção & Zélia
Duncan)
Itamar Assumpção, vulgo "Nego Dito" (1949-2003) |
Zélia Duncan canta, interpreta e esclarece a arte do "Nego Dito". |
“Tudo aqui é um encontro de grandezas, além do tempo e
do espaço.
Timbres fortes, densos que mantém integras as
expressões do verbo e das notas.
Interpretações, no mais estrito senso da palavra, a
serviço da verdade da canção.
Composições originais que fazem sentir, pensar e
expressar inquietações atuais e atemporais.”
(Alice Ruiz para o encarte do CD Tudo Esclarecido, de Zélia Duncan, 2012)
*
Oswald de Andrade, certa vez, disse que as massas ainda comeriam do
biscoito fino que ele fabricava. Quando Itamar Assumpção partiu desta para
melhor em 2003, deve ter comungado do mesmo que o incendiário modernista.
Zélia Duncan, bela confeiteira de sons, ritmos e versos, resolveu
perpetuar a obra do “Nego Dito” em disco e em um belíssimo show. Tudo Esclarecido é o nome do projeto no
qual ela canta, encanta e propaga as canções de Itamar Assumpção pelos palcos
afora.
Canta porque tanto o show
quanto o disco contém apenas canções do Mestre. Encanta porque o
resultado final é de uma beleza e uma reverência ímpares. Propaga porque faz do
velho Itamar um compositor mais íntimo do grande público – uma justiça
(tardiamente) feita a um cantor / compositor que injustamente padeceu sob a
pecha de “maldito” em vida.
Itamar Assumpção infelizmente sofreu com a alcunha de "maldito" |
*
O Brasil escolheu um cantor e compositor nascido em Tietê (SP) como o emissário do amor
em versos e sons. Mas foi o Jimi Hendrix da Vila Madalena que traduziu como
poucos as mais diversas aventuras e desventuras do sentimento amoroso:
encontros, desencontros, inseguranças, desesperos, solidão, desejo. Itamar Assumpção abordava o
objeto de desejo de forma tão singular, com uma escolha de rimas e palavras que
nenhum compositor na música brasileira teria feito. “Tua Boca”, primeiro single
do CD de Zélia Duncan é um exemplo interessantíssimo deste fato:
“A tua boca me dá
Água na boca
Que vontade de rasgar
A nossa roupa
Vamos pra qualquer lugar
Pra aquela gruta
Pra qualquer quarto de hotel
Pra aquela moita”
|
Há anos que eu acompanho os passos musicais de Zélia Duncan pelos palcos
de São Paulo. Vejo que seu amor pelos “Sons da Garoa” tem sido inspiração para
a consolidação de um projeto musical marcado, acima de tudo, pela ousadia. Realizar dois projetos
artísticos baseados nas obras de dois compositores paulistas – ToTatiando (musical no qual ela
interpreta canções de Luiz Tatit) e Tudo
Esclarecido – é um ato de coragem.
Afinal, gravar dois compositores paulistas, não tão conhecidos fora do eixo de
Sampa, é um dos melhores exemplos de como uma estrela pode ser ousada e
corajosa no meio musical de hoje.
Zélia Duncan interpretando "Noite Torta" durante o show Tudo Esclarecido. Foto: Nilton Serra |
Devo confessar que devo à Zélia Duncan o fato de ter descoberto a
importância de personagens fundamentais da música de São Paulo. Jamais teria
conhecido ou prestado mais atenção em Itamar e a sua Banda Isca de Polícia,
Tatit, Ná Ozzetti e o Grupo Rumo, Alzira Espíndola, Cida Moreira ou Arthur
Nestrowski se eu nunca tivesse ido a seus shows. A importância destes artistas
para mim hoje, carioca erradicado em São Paulo, paulistano de RG e coração, é
tão evidente que eu não imagino minha rotina sem ouvir o que estes artistas
possuem a dizer. Devo isto à Zélia, confesso. Ainda bem que existem artistas
que possuem referências artísticas que fogem do óbvio e do que chamamos de
comum. Ainda bem que temos “Zélia Mãe Joana” para nos mostrar que a música do
Brasil possui talentos os quais precisamos conhecer melhor.
Zélia Duncan interpretando "Milágrimas" durante o show Tudo Esclarecido. Foto: Nilton Serra |
Zélia decidiu percorrer o caminho menos óbvio para ir de encontro ao
sucesso: fez um show delicadíssimo, com um repertório pouco conhecido do
chamado mainstream e sem perder a
pegada Pop de seus melhores trabalhos
autorais [Intimidade (1996), Acesso (1998), Pré-Pós-Tudo-Bossa-Band (2005) e Pelo Sabor do Gesto (2009), dentre outros]. Interpreta “Nego Dito”
à sua maneira e torna sua obra mais refinada e, de uma certa maneira consegue
levar a obra deste compositor à audição de ouvidos nunca antes imaginados. Por estas
e outras razões, Tudo Esclarecido é
um motivo e tanto para provar e degustar com prazer o biscoito fino de Itamar
Assumpção. Afinal, não é sempre que delícias musicais deste porte aportam por
estas garoas...
Tudo Esclarecido:
Uma
Breve Antologia
“Meu nome é
Benedito João
dos Santos Silva Beleléu
Vulgo Nego
Dito, Nego Dito cascavé”
(“Nego Dito”)
“Entre os
casos esquecidos
Estão as
melhores lembrançasEntre as coisas perdidas
Estão os melhores achados”
(“Tudo Esclarecido”)
“Tudo que é
falso, esconjuro
Seja flerte
ou love story
Quanto a ter
porto seguro
Tem sempre
alguém que me acolhe”
(“Cabelo Duro”)
“No espelho
minh’alma chora
Lá fora está
tão gelada
Sozinha,
nessa cozinha
Em pé eu tomo
um café
Na pia a
louça suja
Me lembra da
roupa suja
No tanque que
a vida é”
(“Noite Torta”)
“Já que você
não merece
Devolva
minhas precesMeu canto, meu amor,
Meu tempo, por favor
E minha alegria
Que naquele dia
Só te emprestei por um dia”
(“Vê Se Me Esquece”)
“Eu já não
tenho mais fígado, nem saco, disposição
Pra ser
fisgado pelo olho, pela pele, pelo estômago, cabelos
Pelo coração
Eu já não sou
seu brinquedo, seu nego, nem seu peão
Prefiro
morrer de medo, viver pra sempre em degredo
Do que ter que
te dar a minha mão”
(“A Gruta da Solidão”)
“Depois
dessa, outra história
Outra transa,
outra festa?
Agora é tarde
Não está mais
aqui quem falhou”
(“Não É Por Aí”)
“Sofrer é
antigo por isso que digo
Basta estar
vivo para correr perigo”(“Mal Menor”)
“Fico louco,
faço pelo sinal, me atiro ao chão de ponta cabeça
Me chamam de maluco, etc. e tal, espero que
você não se esqueça
Eu quero andar nas ruas da cidade agarrado
contigo
Vivendo em pleno vapor, felicidade contigo”
(“Fico Louco”)
“Tive febres
de todas as cores
Me arderam
todos os amores
Rasguei seda,
comi flores
Fiz das
tripas coração
Quase que
aperto o botão
Do juízo
final”
(“Quem Mandou?”)
“Nossos
filhos, filhas, vidas individuais, mortais
Nem menos,
também nem mais do que seus pobres paisPintam, bordam, fazem, quase tudo podem, porém
Isso não vai ficar assim, meu bem”
(“Isso Não Vai Ficar Assim”)
“To be or not to be, here and now
Eis a grande
questão
Ser passado,
ser futuro, ser presente,
Ser humano,
estar sendo
Ser amado,
ser seguro, ser ausente, ser cigano, estar vivendo
To be happy, to be free, estar em você, ser em
mim
To be or not to be para Shakespeare and me”
(“É de
Estarrecer”)
“Sou
compositor, cantor, também sou autor
Falo mais de flor que dor, Leonor
Mas não sou Roberto Carlos”
(“Leonor”)
Veja dois trechos do show
Tudo Esclarecido:
1. Isso Não Vai Ficar Assim
2. Vê Se Me Esquece
E Ouça o Mestre Itamar Assumpção:
Muito bom trabalho feito pela Zélia. O resto da América tem que ouvir essas músicas, conhecer Itamar através de Zélia Duncan. Um prazer ter assistido essos dois trechos do show. A promoção da Zélia deve ser feita para América Latina. Ela é uma gran cantora e seu trabalho cultural é ótimo.
ResponderExcluirADOREI A MATÉRIA.
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