25 de janeiro de 2017

DISCOS DE VINIL # 17

GEORGE MICHAEL - SONGS FROM THE LAST CENTURY (1999)


No final da década de 1990, a indústria musical foi impulsionada em fazer listas e mais listas das canções mais importantes do século XX e do novo milênio que os americanos achavam que começava em 2000 - na verdade, isso se daria apenas no ano de 2001. George Michael utilizou a oportunidade para fazer um projeto diferente: um disco de covers com as canções mais belas do século XX entitulado Songs from the Last Century, lançado em dezembro de 1999.
Quarto disco de estúdio do Pop Star, Songs... foi uma produção de George Michael feita em parceria com o lendário produtor Phil Ramone, um dos fundadores da A&M Records e que já trabalhou em discos de Frank Sinatra, Natalie Cole, Paul McCartney, Aretha Franklin, Burt Bacharach e Billy Joel, para não citarmos outros. George decidiu reunir clássicos do jazz, standards da canção americana e duas faixas mais recentes do universo Pop Rock com direitos a orquestras e metais de big band.
O número escolhido para a abertura de Songs... foi a bela “Brother, Can You Spare a Dime?” (E. Y. "Yip" Harburg & Jay Gorney), um dos maiores clássicos da grande depressão norte-americana. O contexto da canção retrata um mendigo reclamando com o sistema político-econômico a respeito do emprego perdido por causa da Crise de 1929. George Michael, ao se apropriar destes versos, dirige sua crítica à indústria fonográfica com a qual sempre brigou avidamente por causa de contratos profissionais.

Versão de Bing Crosby



Versão de George Michael



Duas escolhas surpreendentes de George Michael para este projeto foram “The First Time Ever I Saw Your Face” (Ewan MacColl) e “I Remember You” (Victor Schertzinger & Johnny Mercer). A primeira foi composta no final da década de 1950, foi um grande sucesso na voz de Roberta Flack em 1972. George manteve o mesmo tom delicado e quase sussurrado utilizado por Flack, o que contrasta com o tom grandiloquente do restante do disco. A  segunda tinha sido gravada por nomes de peso da música norte-americana como Dinah Washington, Doris Day e Sarah Vaughn – em Songs..., ouve-se apenas a voz do cantor embalada pelo belíssimo som de uma harpa.

Versão de Roberta Flack


 
Versão de George Michael





Versão de Sarah Vaughn


Versão de George Michael



Do repertório da imortal Nina Simone, George selecionou a sexy “My Baby Just Cares For Me” (Walter Donaldson & Gus Kahn) e a emblemática “Wild is the Wind” (Dimitri Tiomkin & Ned Washington). A primeira foi gravada com um belo arranjo de metais, enquanto a melancolia da segunda foi embalada por uma orquestra. A voz de George Michael soa bastante contida, porém não menos emotiva, em ambas as gravações – o que nos faz esquecer dos originais de Nina nem que seja por alguns minutos.

“My Baby Just Cares for Me”
Versão de Nina Simone


Versão de George Michael



“Wild is the Wind”
Versão de Nina Simone


Versão de George Michael



Da safra mais recente de criações do século XX, uma leitura jazzística surpreendente de "Roxanne" (Sting) e uma regravação da balada "Miss Sarajevo" - originalmente gravada pelo grupo U2 em dueto com o tenor Luciano Pavarotti. A primeira canção chegou a ganhar um videoclipe gravado nas ruas do Red Light District de Amsterdam, com personagens reais. As duas faixas em questão foram escolhidas como singles daquele trabalho, porém sem muito sucesso: Songs... é o único disco de George Michael até o final de 2016 a não alcançar o topo das paradas de sucesso britânicas.


Versão do The Police


Versão de George Michael



Versão do U2 + Luciano Pavarotti


Versão de George Michael

   

As três canções restantes do disco são clássicos consagrados dos standards norte-americanos. “You’ve Changed” (Bill Carey & Carl Fischer) é uma das assinaturas musicais mais marcantes de Billie Holiday. “Secret Love” (Sammy Fain & Paul Francis Webster) se tornou conhecida do grande público na voz de Doris Day. “Where or When”, por sua vez, é um dos maiores clássicos dos musicais compostos pela dupla Richard Rodgers – Lorenz Hart. George Michael fez versões bastante sensíveis para cada uma destas chansons d’amour, com muita elegância e discrição, sem apresentar nenhuma nota dissonante.

Versão de Billie Holiday


Versão de George Michael



Versão de Doris Day


Versão de George Michael



Versão de Ella Fitzgerald


Versão de George Michael



George Michael ao lado do produtor Phil Ramone durante as gravações de Symphonica (2014) 

Songs... se encerra com uma versão instrumental de “It’s All Right with Me” (Cole Porter). É um belíssimo epílogo para um dos trabalhos mais sensíveis de um dos cantores mais talentosos da música Pop. George Michael não apenas optou por caminhos óbvios para fazer um grande disco de cantor, ele traçou um caminho bastante autêntico para a sua carreira musical e gravou um dos discos mais bonitos da década de 1990. É um trabalho que merece ser ouvido no volume mais alto do seu aparelho do som para que possamos compreender a grandiosidade de um artista sensível e extraordinário e para que as gerações mais jovens conheçam 10 das canções mais belas do século XX.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!